Você sabia que existem alguns tipos de limpeza hospitalar e que cada uma delas possui suas particularidades e atendem a demandas específicas?
Isso mesmo, a diversidade de técnicas para atender o mercado healthcare são muitas, afinal, se trata de um ambiente que demanda atenção redobrada na hora da limpeza.
Independente de qual seja, todas possuem um objetivo central: eliminar o máximo de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos, proporcionando maior segurança e conforto, além de reduzir a incidência de infecções no ambiente hospitalar.
Então, quer conhecer melhor quais são os tipos de limpeza hospitalar, onde cada uma se aplica, quais são os métodos e produtos utilizados? Continue acompanhando a leitura!
A importância da limpeza hospitalar para a segurança dos pacientes
Todas as técnicas de limpeza hospitalar utilizadas, desde a higienização do ambiente até a limpeza de objetos, são de extrema importância, afinal, são diversos os procedimentos realizados com risco de infecção do ambiente.
- Em um hospital, diversos fatores favorecem a contaminação e podem ser minimizados com uma limpeza correta, como:
- Contato com superfícies contaminadas;
- Falha nas técnicas básicas de higiene;
- Superfícies úmidas e molhadas.
Sendo assim, a limpeza hospitalar deve ser um de seus focos se você é um gestor hospitalar. Vamos entender mais?
3 tipos de limpeza hospitalar
Sabemos que os hospitais são locais que demandam uma higienização correta e específica, utilizando-se de técnicas de limpeza especiais orientadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de uma equipe especializada e treinada para o serviço.
Agora que você já sabe da sua importância, vamos conhecer os 3 tipos de limpeza hospitalar mais utilizadas. São elas:
1. Desinfecção
Faz a eliminação profunda de microrganismos patogênicos, desde os mais simples aos mais resistentes. Nesta etapa, também é feito o controle de impurezas e a proteção das áreas e dos materiais, realizada através da utilização de produtos de limpeza específicos que contém fórmulas potentes e de instrumentos de manutenção e monitoramento das fases de desinfecção hospitalar.
Além de detergentes bactericidas, saneantes, desinfetantes e demais substâncias, também é utilizado materiais apropriados para uma limpeza hospitalar completa.
2. Concorrente
Essa é uma limpeza diária do quarto ou dependência do hospital na presença de paciente, como o próprio nome diz. Diariamente, são higienizadas superfícies como pisos, móveis, maçanetas e interruptores. O lixo é recolhido e os materiais de higiene como papel higiênico e sabonete líquido são repostos.
Essa limpeza garante que nenhum agente biológico vai interferir na recuperação do paciente, nem infectar eventuais visitantes.
Leia também: como fazer a limpeza de consultório médico e odontológico?
3. Terminal
A limpeza hospitalar denominada de terminal é aquela que acontece um paciente encerra a sua estadia no leito, ou seja, quando há alta, óbito ou transferência do mesmo.
Em casos de internação superior a 15 dias, a higienização deve acontecer conforme os riscos de contaminação das superfícies do local, como janelas, portas, pisos, móveis e até mesmo luminárias. Após a descontaminação, é sempre realizada a desinfecção.
É a limpeza terminal que garante que o ambiente estará totalmente esterilizado para receber o próximo paciente.
Conclusão
Sendo assim, se você quer e precisa que o hospital esteja sempre em ordem, seguindo todos os protocolos de saúde e limpeza e agindo rapidamente na descontaminação e desinfecção, a melhor solução pode ser terceirizar os serviços de limpeza hospitalar.
Afinal, a limpeza hospitalar terceirizada é feita por profissionais qualificados para atuar com as particularidades do ambiente.
A Centrallimp é especializada em terceirização de facilities hospitalares. Contamos com diversos cases de sucesso na área da saúde, como, por exemplo, as UBS de Londrina, laboratórios, clínicas médicas, entre outros.
Agora que você já sabe como a limpeza hospitalar deve ser feita e quais são os tipos, conte com a Centrallimp para ajudar!
Solicite uma proposta com nossos especialistas pelo telefone comercial (43) 3321-0367 ou no site da Centrallimp.