A limpeza é a chave para o sucesso de qualquer consultório médico ou odontológico. Por se tratar de ambientes de ligação direta com a saúde, a higienização é indispensável para qualquer atendimento de médicos e dentistas, pois é necessário garantir a saúde, segurança e bem-estar dos pacientes do consultório.
Além disso, sabemos que o momento de pandemia que estamos vivendo, exige atenção redobrada com a limpeza, que nestes ambientes clínicos, exigem uma limpeza especializada a fim de prevenir a propagação de vírus, germes, que causam diversas doenças, como a Covid-19 e suas variantes, por exemplo e de contaminação com outras doenças.
Sendo assim, para ficar mais claro, elaboramos este artigo para mostrar a você, médico ou dentista, como deve ser feita a limpeza de seu consultório. Acompanhe a seguir!
5 dicas para fazer – e manter – uma limpeza eficiente em consultório médico e odontológico
Como falamos, a limpeza profissional é essencial para qualquer ambiente que esteja relacionado à área da saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos. E para fazer e manter uma limpeza eficiente, é preciso seguir uma série de protocolos para realizar a higienização correta de todo o local.
Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para implementar e ficar atento na limpeza do seu consultório. Veja a seguir!
1. Fique atento aos protocolos de limpeza
Você sabia que a limpeza em consultório médicos e odontológicos deve seguir os mesmo protocolos da limpeza hospitalar? Esses protocolos de limpeza são exigidos pelos órgãos competentes, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e devem focar, principalmente, em diminuir os riscos de contaminação e prevenção de doenças entre os pacientes, funcionários e visitantes.
2. Faça a limpeza do consultório com base na prioridade de cada ambiente
A limpeza na área da saúde deve ser realizada com base em prioridades (alta, média e baixa), ou seja, no cronograma de limpeza do consultório deve ser priorizado área de alto, médio e baixo risco.
Alta prioridade
A alta prioridade se dá aos locais com alto risco de contaminação ou propagação de vírus e bactérias, como a própria sala de atendimento e procedimento do médico e dentista, os locais de descontaminação de materiais, onde armazenam o lixo, entre outros. Nessa área, a limpeza redobrada, utilizando EPIS, equipamentos e produtos corretos para o ambientes.
Média prioridade
Geralmente, os pontos de atenção são para locais com mais fluxo de pessoas, como: recepção, banheiros, corredores e afins.
Baixa prioridade
A baixa prioridade pode ser escalada nos locais que tem baixa movimentação de pessoas, como almoxarifados, cozinhas, hall de entrada, entre outros.
3. Utilize EPIs e produtos específicos para a limpeza do consultório
A equipe deve estar capacitada para utilizar os produtos corretos e manejar os equipamentos com eficiência.
E mais do que nunca, é preciso seguir os principais pontos abordados pelo Manual da Anvisa, como utilizar de maneira adequada os EPIs, estabelecer em protocolo sobre a frequência de limpeza de acordo com a prioridade de cada ambiente
Deve-se também ficar atento para fazer a limpeza correta das superfícies mais tocadas por pacientes e profissionais que muitas vezes acabam sendo esquecidas, como, por exemplo, maçanetas e corrimãos.
4. Conscientize e ofereça produtos de higienização aos pacientes
Limpeza na área da saúde é coisa séria! Por isso, para ajudar a manter a limpeza nesse ambiente é preciso muita cosncientização.
Para isso, coloque avisos indicando locais de lixo e a importância de higienizar as mãos antes e depois da consulta, seja com o médico ou seja em uma consulta ao dentista. Disponibilize também sabonete líquido, álcool em gel e toalhas descartáveis na área de atendimento e consultórios.
5. Contrate uma mão de obra especializada
Empresas terceirizadas seguem protocolos da melhor forma de realizar a limpeza em consultórios médicos e dentistas. Além disso, a equipe de limpeza recebe, periodicamente, treinamentos para realizar o serviço de maneira segura e eficaz.
A contratação de empresas especializada em limpeza na área da saúde é essencial e recomendada para que as normas da ANVISA e normas internas sejam cumpridas com excelência e segurança, atuando em ambientes que exigem mais foco e eficiência.
Como contratar uma empresa para a limpeza do meu consultório médico ou odontológico?
Está pensando em contratar uma empresa terceirizada para cuidar da limpeza do seu consultório médico ou odontológico?
A Centrallimp é especializada em limpeza em ambientes voltados para área da saúde, como clínicas, consultórios e hospitais. Contamos com diversos cases de sucesso na área da saúde, como, por exemplo, as UBS de Londrina, laboratórios, clínicas médicas, entre outros.
Atuamos nas necessidades específicas do segmento, por meio de treinamentos constantes da equipe operacional, liderança ativa in loco realizando auditorias diárias no serviço prestado, além de equipamentos e produtos adequados aos ambientes trabalhados.
Solicite uma proposta com nossos especialistas! 👇
Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Um grande abraço e até a próxima 🙂