Em momentos de crise, os gestores das empresas precisam tomar algumas decisões para continuar com as operações e manter a organização em pleno funcionamento.
Por isso, neste artigo, listamos cinco boas práticas que você pode adotar para enfrentar os desafios e esses momentos de crise no seu negócio. Continue a leitura!
Como melhorar a gestão do seu negócio em tempos de crise?
Para vencer tempos difíceis de crise o gestor precisa pensar de acordo com a realidade da empresa manter os pés no chão. E mesmo que o momento pareça ser muito difícil de vencer, algumas medidas podem ser tomadas a fim de melhorar a gestão do negócio.
A seguir, separamos cinco dicas que podem te ajudar a enfrentar a crise, confira!
1. Analise seu planejamento financeiro e comercial
O primeiro passo para encarar a crise na sua empresa é fazer uma boa análise do seu planejamento financeiro e comercial.
As ações e operações do seu negócio precisam ser reavaliadas já que o seu plano inicial não tem relação com o momento atual da empresa. Sendo assim, é preciso refazer esses planos de acordo com os dias atuais e fazer projeções de crescimento e tomadas de decisão completamente diferentes.
Para isso, você deve fazer um diagnóstico detalhado de cada processo, do seu fluxo de caixa, estoque, projeção de vendas e até mesmo do planejamento de marketing. A partir da análise do cenário atual da organização é possível entender melhor as finanças da empresa, elaborar estratégias de vendas e de comunicação para manter os seus clientes atuais e diminuir também as despesas da sua empresa.
Agir com cautela nesse momento é muito importante para evitar perdas de vendas e investimentos errados para o seu negócio.
2. Tenha um controle eficaz do seu capital de giro
Nesses momentos mais apertados da jornada da empresa é importante ter um bom controle do capital de giro.
Como o capital de giro é a reserva da sua empresa, é preciso ter muito cuidado para não mexer nesse capital sem necessidade, pois a longo prazo as consequências podem ser duras.
O capital de giro serve para a compra de materiais e produtos para manter a empresa até a entrada dos ganhos das suas vendas. Para mantê-lo funcionando você pode tomar algumas atitudes como:
- Oferecer diversas formas de pagamento (boleto bancário, cartão e débito e crédito, e principalmente, dinheiro à vista);
- Evitar ao máximo estender prazos para receber de suas vendas;
- Fazer um bom controle de estoque, evitando comprar materiais em excesso;
- Pagar seus fornecedores em dia ou negociar adequadamente os prazos.
São medidas simples, mas que podem evitar muitas dores de cabeça lá na frente.
3. Analise o melhor momento para solicitar crédito
Mais uma medida muito importante para vencer os momentos de crise é saber a hora certa de solicitar crédito para o seu negócio. Apesar de muito tentador, isso pode complicar ainda mais a situação da sua empresa.
Caso não tenha outra opção e necessite de crédito para a organização da empresa, análise muito bem as condições de empréstimo, principalmente aos juros e prazos oferecedores pelas instituições financeiras.
Busque também ajuda profissional, contador ou advogado, para te ajudar a avaliar a melhor opção de crédito e fazer um novo planejamento financeiro para a sua empresa.
4. Faça uma análise detalhada dos preços dos seus produtos e/ou serviços
Outra boa medida é analisar detalhadamente o preço de cada produto ou serviço da sua empresa. Faça uma análise de mercado e ver se os seus preços estão compatíveis com a realidade e também se faz muito tempo que você não altera os valores.
Em um momento de desespero, muitas empresas procuram diminuir seus preços, mas isso pode não ser uma boa ideia e prejudicar o seu negócio.
Por isso, a melhor solução é fazer uma análise de mercado, dos seus concorrentes e dos produtos oferecidos a fim de ajustar os seus preços de acordo com a atualidade, mas claro, com bom senso para não prejudicar os seus clientes.
5. Reduza os seus custos e opte pela terceirização de serviços
Na crise, outra medida que o gestor encontra é fazer a redução dos seus custos, mas isso deve ser feito de forma inteligente para não perder a qualidade dos seus produtos ou serviços prestados.
Para evitar adotar medidas desesperadas e perder a qualidade das suas atividades operacionais e administrativas, o empresário pode utilizar de relatórios, diminuir suas despesas em materiais, custos com água e energia e até mesmo terceirizar alguns setores da empresa, como limpeza, portaria, jardinagem, recepção, entre outros.
Com a contratação de um serviço terceirizado para a empresa, além de contar com uma equipe qualificada para o serviço e manter a qualidade, você também reduzirá os custos, pois terá apenas que cumprir com os valores no contrato acordado com a empresa terceirizada.
Se você achou uma boa ideia reduzir os custos da sua empresa com a terceirização de serviços e quer contratar uma empresa terceirizada é preciso também analisar alguns pontos para não se prejudicar, como, por exemplo, pesquisar as referências, a experiência, as empresas que a terceirizada já atende e analisar o quanto pode reduzir os custos na empresa com esse contrato.
Nós, da Centrallimp, temos mais de 20 anos no mercado para atender os serviços de limpeza, jardinagem, controladoria de acesso, portaria e recepção para empresas.
Temos como foco ajudar as empresas a passar por momentos de crise prestando um serviço de qualidade. Contamos com equipes capacitadas para desempenhar um papel fundamental nas empresas que atendemos.
Não deixe de conhecer nossos serviços para a sua empresa, clique aqui e veja mais detalhes sobre cada serviço que oferecemos.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
Um grande abraço e até a próxima 🙂
Veja outros artigos podem te interessar:
- Quando terceirizar o serviço de limpeza na empresa? Veja 5 indicadores!
- Como a terceirização dos serviços de limpeza colabora para a gestão da sua empresa?
- Férias coletivas: quais são as vantagens da terceirização para cuidar da limpeza e vigilância da empresa?
- 5 dicas para melhorar a vigilância da sua empresa em época de férias coletivas
- Gargalos na gestão de facilities: como eliminar para melhorar os resultados da empresa?