(43) 3321-0367 - (43) 99185-8766 - (41) 99699-0226 | Contato Comercial

Atendimento: Segunda à sexta das 8h às 18h

Qual é a importância da gestão de facilities para o setor healthcare?

Gerenciar um hospital não é uma tarefa nada fácil, pois são diversos setores e atividades para administrar a fim de garantir o melhor atendimento, saúde e segurança dos pacientes.

Sendo assim, o setor healthcare necessita contar com a gestão de facilities para que todos os serviços hospitalares estejam em pleno funcionamento e de acordo com as normas sanitárias vigentes. Um grande desafio, não é mesmo?

Por isso, preparamos este conteúdo para que fique mais claro o papel da gestão de facilities em hospitais e demais segmentos do mercado healthcare. Acompanhe conosco!

O que é a gestão de facilities para o mercado healthcare?

O mercado healthcare engloba todos os segmentos dentro da área da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, empresas de equipamentos médicos e de medicamentos e planos de saúde.

E a gestão de facilities tem como principal objetivo unir vários setores do hospital a fim de garantir a funcionalidade e sustentabilidade dessa organização em: segurança, limpeza/higiene, conforto, manutenção e infraestrutura para oferecer um espaço mais produtivos, seguros e organizados a todos os envolvidos.

Serviços da gestão de facilities para hospitais

Existem muitas atividades na organização do hospital que fazem parte da gestão de facilities, no entanto, os serviços que são mais conhecidos nessa área são:

Limpeza e Higiene

O primeiro serviço que podemos citar como um dos mais importantes na gestão de facilities é a limpeza e higiene, pois são essenciais para a preservação e conservação do prédio, além de ser essencial para o cotidiano e produtividade das pessoas que utilizam o local.

Manutenção e Jardinagem

Outro fator importante na gestão de facilities é a manutenção do prédio e do entorno da empresa, ou seja, do jardim da organização.

Ao cuidar e realizar as devidas manutenções – corretivas ou preventivas – garantem o funcionamento de equipamentos e ambientes.

No caso da jardinagem, além da estética e valorização do prédio da empresa, os devidos cuidados também garantem mais segurança e bem-estar aos colaboradores e visitantes do hospital.

Segurança e Portaria

Um dos principais serviços da gestão de facilities é a segurança, principalmente, a portaria. É indispensável controlar quem entra e que sai da empresa, a fim de garantir a integridade física de quem passa a maior parte do tempo na empresa.

Investir em tecnologia, como câmeras, controles de acesso, alarmes, entre outros, também é extremamente importante para garantir a proteção das pessoas que estão na empresa diariamente.

Recepção

A recepção de um hospital ou de uma clínica é o coração do atendimento e é a primeira experiência que o paciente tem com o local que será atendido. A recepção deve contar com profissionais qualificados e capacitados para ganhar a confiança e promover a satisfação do paciente.

Qual é a importância da gestão de facilities para o healthcare?

Quanto maior for a estrutura de uma organização, mais importante será a gestão de facilities na empresa. É importante lembrar que esses processos, ainda que não façam parte do objetivo lucrativo da organização, são extremamente importantes para melhorar a produtividade e resultados do hospital

Além disso, a gestão de facilities é essencial para os serviços hospitalares como um todo, proporcionando um ambiente seguro e humanizado aos pacientes e visitantes, e claro, dos colaboradores desta organização.

É importante falar que uma boa gestão de facilities resulta em redução de custos, otimização de recursos, serviços com qualidade e eficiência, e muito mais.

Como realizar uma boa gestão de facilities em hospitais?

Separamos duas dicas essenciais para que você consiga fazer uma boa gestão de facilities no mercado healthcare, principalmente, hospitais:

1. Faça um planejamento dos processos do hospital

Uma boa gestão de facilities também depende do planejamento. Planeje os cronogramas, estabeleça deadlines e elenque as ações necessárias para que as coisas funcionem e se mantenham em funcionamento.

2. Acompanhe de perto os serviços

Garanta que os serviços estejam sendo realizados da melhor forma, mantenha contato e uma boa relação com a empresa terceirizada para os serviços de facilities contratada. Para isso, é necessário acompanhar de perto o desempenho da equipe a fim de alinhar e se envolver com o trabalho realizado.

3. Opte pela terceirização dos serviços

A terceirização de serviços com certeza, é uma dica valiosa para investir em uma boa gestão de facilities. Contratar empresas terceirizadas especializadas em serviços de facilities – limpeza, portaria, jardinagem, entre outros – aumenta a qualidade do serviço e da conservação da empresa, além de atingir o objetivo, que é reduzir os custos da organização.

A Centrallimp é especializada em facilities para o mercado healthcare. Contamos com diversos cases de sucesso na área da saúde, como, por exemplo, as UBS de Londrina, laboratórios, clínicas médicas, entre outros.

Solicite uma proposta com nossos especialistas!
Pelo telefone comercial (43) 3321-0367 ou em nosso site Centrallimp – Orçamento

Viu só como a Gestão de Facilities é importante para o mercado healthcare?

Espero que este artigo tenha sido útil. Um grande abraço e até a próxima!

Se você gostou do conteúdo, compartilhe:

100 PMEs

Em 2018 e 2019, a Centrallimp figurou entre as 100 PMEs – Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Deloitte, em parceria com a Revista Exame.

Maiores Empregadores de Londrina

A Centrallimp esta entre os maiores empregadores do Município de Londrina – PR. Esta conquista reforça o caminho que nos comprometemos a trilhar: valorizar pessoas em primeiro lugar!

IQG - Instituto Qualisa de Gestão

Esta certificação combina a ciência baseada em evidências, iniciativas de qualidade, diretrizes clínicas e melhores práticas.

Ranking Negócios em Expansão 2023 da revista Exame

Em parceria com o BTG Pactual e o suporte técnico da PwC Brasil, o ranking Negócios em Expansão 2023 apresenta empresas brasileiras emergentes que mais conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo dos últimos meses.

O levantamento é dividido em cinco categorias e considera a evolução da Receita Operacional Líquida (ROL) de um ano para o outro. Quanto maior o crescimento, melhor posicionada a companhia.

Na categoria de empresas que faturam 30 a 150 milhões, a Centrallimp foi classificada em 48º lugar, concorrendo com mais 99 empresas.

Selo Sesi ODS 2023

Esse selo reconhece as práticas inovadoras da Centrallimp em direção ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que tem impactado positivamente não apenas a empresa, mas também a sociedade como um todo.

O Projeto da Centrallimp é um exemplo inspirador de como uma empresa pode fazer a diferença. Ele consiste em resgatar mulheres em situações de vulnerabilidade doméstica, social e econômica, permitindo que alcancem uma vida digna.

Essa ação da Centrallimp atende diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente a Erradicação da Pobreza e a Igualdade de Gêneros. O impacto positivo dessa iniciativa vai além da empresa, contribuindo para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.

Fale conosco pelo WhatsApp