A aprovação das novas normas na legislação trabalhista trouxe novas possibilidades e crescimento para o setor da terceirização, e as vantagens da modalidade de contratação de serviços ainda é muito discutida por gestores do setor público.
Afinal, vale ou não a pena terceirizar no setor público? Você ainda tem essa dúvida?
Neste artigo, buscamos destacar as principais vantagens da terceirização de serviços no setor público tanto para o gestor público, quanto para a sociedade como um todo. Acompanhe conosco!
Atividades que podem ser terceirizadas no setor público
Com o Decreto n° 9.507/2018 muitas possibilidades se ampliaram para as empresas de serviços terceirizados, pois o decreto não especifica as atividades que podem ser terceirizadas no setor público.
O decreto que ampara a terceirização de serviços determina apenas cargos que não poderão ser terceirizados e não as atividades permitidas, ou seja, cargos de tomadas de decisão, estratégicos, relacionados à polícia, entre outros não são atividades que poderão ser terceirizadas.
Isso possibilita que empresas de diversos setores participem de licitações e editais para oferecer seus serviços ao setor público.
As atividades como, por exemplo, conservação, limpeza, segurança, vigilância, recepção, manutenção de prédios, equipamentos e instalações, continuam sendo permitidas para órgãos públicos.
| Saiba mais: Como funciona e quais atividades podem ser terceirizadas em órgãos públicos?
Vantagens da terceirização no setor público
A seguir, listamos as principais vantagens da terceirização no setor público. Confira:
• Desburocratização na contratação de equipe;
• Melhora a estrutura organizacional com a expertise de diversos profissionais;
• Possibilita mais qualidade na prestação de serviços;
• Traz a expertise de profissionais para a qualidade na prestação de serviços;
• Mais eficácia na gestão;
• Mais flexibilidade;
• Mais agilidade nos processos e tarefas;
• Melhora a produtividade e não sobrecarrega a equipe atual;
• Economia de recursos;
• Redução de custos.
Portanto, a terceirização de serviços traz muitas vantagens para a sociedade, empresas e eficaz também para os órgãos públicos, focando sempre na qualidade econômica, aquecimento das oportunidades no mercado de trabalho, crescimento econômico da região e muito mais.
O que o gestor público ganha com a terceirização de serviços?
Uma das coisas mais atrativas para o gestor público, com a terceirização dos serviços. É poder completar sua equipe de forma mais simplificada. Como em todos os setores, indústrias e serviços, é necessário inovação e qualidade, e com o setor público não poderia ser diferente.
A terceirização de serviços, atualmente, é uma modalidade de contratação de pessoal que se mostra eficaz para os órgãos públicos, e o gestor público ganha em: melhoria das suas operações, qualidade e processos mais eficientes, otimização do tempo da equipe, mais produtividade, economia e, consequentemente, redução de custos.
A terceirização também traz vantagens para as empresas de terceirização de serviços de limpeza, vigilância, portaria, recepção, jardinagem, entre outros – como a Centrallimp – como novas oportunidades de negócios e crescimento da oferta de trabalho, e para a sociedade como um todo, se trata de uma excelente oportunidade de gerar novos empregos e movimentar a economia do país.
Nós, da Centrallimp, temos mais de 20 anos no mercado para atender os serviços de limpeza, jardinagem, controladoria de acesso, portaria e recepção em órgãos públicos.
E se você quiser saber mais sobre a atuação da Centrallimp no setor público, fale conosco!
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que você continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre a terceirização de serviços.
Um grande abraço e até a próxima!