Nos posts anteriores aqui do blog, nós falamos sobre quais serviços podem ser terceirizados no setor público e também sobre as principais vantagens dessa modalidade de contratação para o órgão.
Agora, neste artigo, abordaremos sobre o que considerar e como promover a implantação da terceirização de serviços no setor público. Acompanhe conosco!
Como contratar uma empresa terceirizada para serviços em órgãos públicos?
Como falamos em artigos anteriores, a terceirização dos serviços para os setores públicos passam por três etapas que vamos relembrar a seguir:
- Planejamento e diálogo entre os gestores para definir a real necessidade da contratação do serviço terceirizado;
- Definição das atividades que serão terceirizadas e padrões de aceitabilidade dos serviços;
- Abertura do processo de licitação – que contempla concorrência, tomada de preços, convite e pregão – para que as empresas possam se candidatar à condição de prestadora desses serviços ao órgão público.
| Leia mais: Como funciona e quais atividades podem ser terceirizadas em órgãos públicos?
O que considerar para implantar a terceirização de serviços no setor público?
Para implantar a terceirização dos serviços com sucesso no órgão público, o gestor deve considerar alguns passos, como:
- Análise das necessidades e serviços a serem terceirizados;
- Detalhar e estabelecer os objetivos da contratação da terceirização de serviços;
- Pesquise sobre as empresas de terceirização;
- Abrir uma licitação para contratação dos serviços terceirizados;
- Comunicação do edital de licitação;
- Avaliar as empresas e comparar os orçamentos.
A seguir, vamos falar mais um pouco sobre cada um deles, veja!
Análise das necessidades e serviços a serem terceirizados
O primeiro passo, muito antes de começar uma licitação, é analisar – com muita atenção! – as reais necessidades, problemas na instituição e saber exatamente quais os serviços terceirizados que poderão solucionar os problemas e gargalos no órgão.
Realizar a avaliação das demandas de cada setor, entender a capacidade de trabalho dos funcionários atuais, examinar a produtividade desse quadro de servidores e conversar com a equipe para saber o que realmente é necessário para melhorar os processos em cada setor.
Detalhar e estabelecer os objetivos da contratação da terceirização de serviços
Tenha detalhado quais são os objetivos e os resultados esperados com a contratação de uma empresa terceirizada.
Nesse detalhamento, o gestor poderá colocar os serviços que poderão ser terceirizados e ressaltar os principais benefícios da terceirização no setor público.
Por exemplo, em muitas instituições o serviço de limpeza, recepção, vigilância e jardinagem, podem ser melhorados com a contratação de mão de obra especializada, isso é um ponto fundamental para destacar no seu processo de implantação da terceirização de serviços na organização.
| Leia mais: Quais são as principais vantagens da terceirização no setor público?
Pesquise sobre as empresas de terceirização
Mesmo que a contratação do serviço terceirizado em órgãos públicos seja feita, na maioria das vezes, por meio de licitação, é necessário que você conheça as empresas antecipadamente para entender seu modo de trabalhar, qualidade, equipe, entre outros.
Busque informações com outros gestores da iniciativa pública e privada, na internet (principalmente no Reclame Aqui).
Busque conhecer também os cases de sucesso da empresa terceirizada para não correr o risco de contratar uma empresa que não atenda adequadamente o setor público.
Abrir uma licitação para contratação dos serviços terceirizados
Agora, após todas as etapas, objetivo e expectativas definidas, é a hora de abrir a licitação para a contratação do serviço terceirizado para o setor público que você atua. Você precisará auxiliar o setor de licitação na elaboração do edital com todas as informações sobre os serviços que serão contratados, especificações técnicas e escolher o tipo de licitação mais indicada para o órgão: concorrência, tomada de preços ou convite.
Fazer a comunicação do edital de licitação
O gestor também precisa escolher as formas de comunicação que serão utilizadas para informar às empresas sobre a abertura do edital de licitação para contratação de serviços terceirizados. É importante definir o período de duração do edital nesta etapa.
Avaliar as empresas, comparar os orçamentos e fazer a contratação
Após o período de recebimentos das propostas do edital da licitação dos serviços terceirizados, o gestor deve avaliar cada proposta detalhadamente, a capacidade das de atendimento das empresas que estão concorrendo, o nível de capacitação dos profissionais da empresa, o tempo de experiência no mercado e os cases de sucesso da empresa.
E, por fim, analisar os orçamentos apresentados pelas empresas concorrentes, considerando contratar pela qualidade e valor para a instituição,e não só pelos custos para o órgão
Viu só como é necessário entender bem como funciona e como implantar a terceirização de serviços no setor público?
Empresas idôneas, como a Centrallimp, podem fazer a diferença atuando em órgãos públicos, atendendo os serviços de limpeza, jardinagem, controladoria de acesso, portaria e recepção.
E se você quiser saber mais sobre a atuação da Centrallimp no setor público, fale conosco!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂