Hospitais e clínicas médicas são ambientes em que a limpeza profissional é extremamente importante devido aos riscos de contaminação, normas de limpeza exigidas pela ANVISA e a necessidade de cuidados redobrados na limpeza para manter o ambiente limpo e seguro.
Neste artigo, destacamos a importância da terceirização da limpeza em hospitais e clínicas médicas, e as principais diferenças da limpeza normal e da limpeza profissional nestes ambientes. Confira!
Qual é a importância da limpeza terceirizada em hospitais e clínicas médicas?
Hospitais e clínicas médicas são ambientes em que a limpeza deve ser profissional para garantir um ambiente seguro de contaminações para os profissionais do hospital e para os pacientes e visitantes.
A limpeza terceirizada garante um nível de profissionalismo e capacitação para a realização do serviço de limpeza conforme as normas exigidas (internas e pela ANVISA).
As empresas de terceirização, especializada em limpeza de hospitais e clínicas médicas, garantem o treinamento e a capacitação da equipe que irá atuar no hospital ou na clínica, sendo essencial a utilização adequada de equipamentos e produtos na limpeza dos ambientes hospitalares a fim de realizar as tarefas de maneira prática e segura ao público do hospital.
Qual é a diferença da limpeza hospitalar e da limpeza comum?
A limpeza hospitalar é muito diferente da limpeza comum, pois possui procedimentos a serem seguidos para estar de acordo com os manuais da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também dentro das normas do hospital.
A limpeza hospitalar foca em diminuir os riscos de contaminação entre os pacientes, funcionários e visitantes do hospital, sendo que locais de grande risco como, por exemplo, centros cirúrgicos e UTI, são ambientes com maiores chances de contaminação e alta prioridade para o serviço de limpeza profissional.
Clínicas médicas são locais mais propensos à circulação de microrganismos, vírus e bactérias e também exigem uma maior atenção na limpeza a fim de manter o ambiente seguro, higienizado e saudável para todos que fazem suas consultas e trabalham no local.
Como funciona a limpeza hospitalar?
A limpeza de hospitais e clínicas é realizada de acordo com os ambientes e prioridades de limpeza (baixa, média e alta) que são adequadas ao tipo de ambiente. Por exemplo, centros cirúrgicos, UTI, emergência e enfermaria são prioridade alta para a equipe de limpeza.
Para uma limpeza hospitalar adequada é necessário procedimentos bem diferentes da limpeza comum, como, por exemplo:
- Descontaminação de utensílios, móveis, roupas e ambiente;
- Desinfecção do ambiente com produtos específicos;
- Limpeza adequada para a preparação da salas, leitos, equipamentos, aparelhos, etc, para receber o paciente;
- Limpeza e desinfecção diária em todos os ambientes, principalmente em locais com alta prioridade de limpeza;
- EPIs e produtos utilizados de forma adequada para hospitais;
- Descarte do lixo hospitalar de forma adequada às normas da ANVISA para não contaminar o meio ambiente.
Qual é a importância da terceirização da limpeza para hospitais e clínicas médicas?
Para garantir a saúde e a segurança da equipe de trabalho e de pacientes, hospitais e clínicas médicas devem ser higienizados e conservados corretamente, e, acima de tudo, este trabalho deve ser realizado por profissionais que possuam expertise no assunto.
A contratação de empresas especializas em limpeza hospitalar é essencial para que as normas da ANVISA e normas internas sejam cumpridas com excelência e segurança.
O serviço terceirizado da limpeza hospitalar também garante profissionalismo, agilidade e economia para hospitais e clínicas médicas com profissionais capacitados e bem treinados.
Como escolher a empresa certa para a limpeza hospitalar?
Antes de escolher a empresa terceirizada de limpeza do seu hospital ou clínica, atente-se à expertise, treinamentos e capacitação da equipe e cuidados com o meio ambiente.
A Centrallimp é especializada em limpeza hospitalar e conta com diversos cases de sucesso na área da saúde, como, por exemplo, o Hospital Universitário de Londrina, clínicas médicas, entre outros.
Atuamos nas necessidades específicas do segmento, por meio de treinamentos constantes da equipe operacional, liderança ativa in loco realizando auditorias diárias no serviço prestado, além de equipamentos e produtos adequados aos ambientes trabalhados.
Viu só como a limpeza é fundamental para hospitais e clínicas?
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂