(43) 3321-0367 - (43) 99185-8766 - (41) 99699-0226 | Contato Comercial

Atendimento: Segunda à sexta das 8h às 18h

Blog

Entenda como a Gestão de Facilities pode ser uma forte aliada no processo de redução de custos

Manter um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso, garantir a eficiência das equipes e departamentos e promover a redução de custos são itens indispensáveis e fundamentais para manter a sustentabilidade de um negócio, seja de uma indústria, um hospital, escola, universidade ou mesmo uma instituição pública.

Neste contexto, que envolve a tomada de decisões estratégicas, é que podemos destacar a Gestão de Facilities como uma solução capaz de contribuir e assegurar essas condições.

Voltando um pouco para década de 60, mais precisamente nos Estados Unidos, onde o termo foi criado, temos a Gestão de Facilites designada como uma gestão responsável por unir vários setores com objetivo de garantir a funcionalidade de uma organização.

Você consegue imaginar como é complexo e trabalhoso gerenciar todos os recursos humanos e materiais de uma empresa? Ou ainda o custo e os investimentos para manter tudo isso funcionando perfeitamente? Pense passo a passo como é assegurar que toda a estrutura de um espaço corporativo esteja em perfeito funcionamento, atendendo e suprindo necessidades de diferentes setores.

É neste contexto organizacional que a gestão de facilities entra como uma forte aliada de gestores na redução de custos. Este sistema tem o poder de trazer economias significativas no custo fixo de uma organização, e consequentemente, aumentar a produtividade.

Entenda como isso acontece:

Ao terceirizar serviços de limpeza e conservação, portaria, controladoria de acesso, recepção ou jardinagem, por exemplo, essas tarefas ficam a cargo de especialistas capazes de otimizar as tarefas e ainda conferir qualidade em todas as etapas dos processos.

No Brasil, a contratação de serviços terceirizados vem aumentando, principalmente após a aprovação da Lei da Terceirização nº 13.429, de 31 de março de 2017, e posteriormente com a decisão do STF, em 30 de agosto de 2018, que definiu ser constitucional o emprego de terceirizados para atividades-fim.  

Funciona assim: A empresa terceirizada fica responsável por todas as questões legais e burocráticas dos colaboradores que irão executar as tarefas, inclusive custos com recrutamento, seleção, treinamento, uniformes, EPI’s, produtos e equipamentos, entre outros itens.

Além disso, qualquer substituição de colaborador, seja em uma ausência esporádica, como um atestado referente a uma consulta médica, ou um afastamento mais longo, como uma licença maternidade, é realizada pela empresa terceirizada. Não é mais preciso se preocupar com faltas, isso não mais comprometerá o dia a dia da sua organização.

Ou seja, ao terceirizar você transfere obrigações, sobretudo trabalhistas, como admissões, rescisões, folhas de pagamento, substituição nas férias e faltas, benefícios, treinamentos à outra empresa, livrando-se desses custos extras. Independentemente do que acontece, você pagará apenas os valores especificados no contrato.

A redução de custos também é observada no processo de limpeza, pois quando a atividade é praticada por equipes especializadas e dimensionadas de acordo com o espaço do cliente, os custos com produtos caí, porque tudo é previamente calculado e executado com maior precisão.

A qualificação contínua dos colaboradores, que inclui treinamentos sobre procedimentos específicos e utilização adequada de máquinas e equipamentos também é mais indicador de redução.

Por fim, quando você decide terceirizar os serviços de limpeza, conservação e manutenção, é possível priorizar e direcionar esforços e investimentos para a atividade principal da sua corporação, potencializando seus resultados.

Neste momento, a terceirização dos serviços vem com força total, contribuindo como gestores e empreendedores à tomada de decisões assertivas, focadas planejamento estratégico de suas empresas.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe:

100 PMEs

Em 2018 e 2019, a Centrallimp figurou entre as 100 PMEs – Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Deloitte, em parceria com a Revista Exame.

Maiores Empregadores de Londrina

A Centrallimp esta entre os maiores empregadores do Município de Londrina – PR. Esta conquista reforça o caminho que nos comprometemos a trilhar: valorizar pessoas em primeiro lugar!

IQG - Instituto Qualisa de Gestão

Esta certificação combina a ciência baseada em evidências, iniciativas de qualidade, diretrizes clínicas e melhores práticas.

Ranking Negócios em Expansão 2023 da revista Exame

Em parceria com o BTG Pactual e o suporte técnico da PwC Brasil, o ranking Negócios em Expansão 2023 apresenta empresas brasileiras emergentes que mais conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo dos últimos meses.

O levantamento é dividido em cinco categorias e considera a evolução da Receita Operacional Líquida (ROL) de um ano para o outro. Quanto maior o crescimento, melhor posicionada a companhia.

Na categoria de empresas que faturam 30 a 150 milhões, a Centrallimp foi classificada em 48º lugar, concorrendo com mais 99 empresas.

Selo Sesi ODS 2023

Esse selo reconhece as práticas inovadoras da Centrallimp em direção ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que tem impactado positivamente não apenas a empresa, mas também a sociedade como um todo.

O Projeto da Centrallimp é um exemplo inspirador de como uma empresa pode fazer a diferença. Ele consiste em resgatar mulheres em situações de vulnerabilidade doméstica, social e econômica, permitindo que alcancem uma vida digna.

Essa ação da Centrallimp atende diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente a Erradicação da Pobreza e a Igualdade de Gêneros. O impacto positivo dessa iniciativa vai além da empresa, contribuindo para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.

Fale conosco pelo WhatsApp