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Manter um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso, garantir a eficiência das equipes e departamentos e promover a redução de custos são itens indispensáveis e fundamentais para manter a sustentabilidade de um negócio, seja de uma indústria, um hospital, escola, universidade ou mesmo uma instituição pública.
Neste contexto, que envolve a tomada de decisões estratégicas, é que podemos destacar a Gestão de Facilities como uma solução capaz de contribuir e assegurar essas condições.
Voltando um pouco para década de 60, mais precisamente nos Estados Unidos, onde o termo foi criado, temos a Gestão de Facilites designada como uma gestão responsável por unir vários setores com objetivo de garantir a funcionalidade de uma organização.
Você consegue imaginar como é complexo e trabalhoso gerenciar todos os recursos humanos e materiais de uma empresa? Ou ainda o custo e os investimentos para manter tudo isso funcionando perfeitamente? Pense passo a passo como é assegurar que toda a estrutura de um espaço corporativo esteja em perfeito funcionamento, atendendo e suprindo necessidades de diferentes setores.
É neste contexto organizacional que a gestão de facilities entra como uma forte aliada de gestores na redução de custos. Este sistema tem o poder de trazer economias significativas no custo fixo de uma organização, e consequentemente, aumentar a produtividade.
Entenda como isso acontece:
Ao terceirizar serviços de limpeza e conservação, portaria, controladoria de acesso, recepção ou jardinagem, por exemplo, essas tarefas ficam a cargo de especialistas capazes de otimizar as tarefas e ainda conferir qualidade em todas as etapas dos processos.
No Brasil, a contratação de serviços terceirizados vem aumentando, principalmente após a aprovação da Lei da Terceirização nº 13.429, de 31 de março de 2017, e posteriormente com a decisão do STF, em 30 de agosto de 2018, que definiu ser constitucional o emprego de terceirizados para atividades-fim.
Funciona assim: A empresa terceirizada fica responsável por todas as questões legais e burocráticas dos colaboradores que irão executar as tarefas, inclusive custos com recrutamento, seleção, treinamento, uniformes, EPI’s, produtos e equipamentos, entre outros itens.
Além disso, qualquer substituição de colaborador, seja em uma ausência esporádica, como um atestado referente a uma consulta médica, ou um afastamento mais longo, como uma licença maternidade, é realizada pela empresa terceirizada. Não é mais preciso se preocupar com faltas, isso não mais comprometerá o dia a dia da sua organização.
Ou seja, ao terceirizar você transfere obrigações, sobretudo trabalhistas, como admissões, rescisões, folhas de pagamento, substituição nas férias e faltas, benefícios, treinamentos à outra empresa, livrando-se desses custos extras. Independentemente do que acontece, você pagará apenas os valores especificados no contrato.
A redução de custos também é observada no processo de limpeza, pois quando a atividade é praticada por equipes especializadas e dimensionadas de acordo com o espaço do cliente, os custos com produtos caí, porque tudo é previamente calculado e executado com maior precisão.
A qualificação contínua dos colaboradores, que inclui treinamentos sobre procedimentos específicos e utilização adequada de máquinas e equipamentos também é mais indicador de redução.
Por fim, quando você decide terceirizar os serviços de limpeza, conservação e manutenção, é possível priorizar e direcionar esforços e investimentos para a atividade principal da sua corporação, potencializando seus resultados.
Neste momento, a terceirização dos serviços vem com força total, contribuindo como gestores e empreendedores à tomada de decisões assertivas, focadas planejamento estratégico de suas empresas.
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