Muito tem se falado no poder que uma cultura organizacional fortalecida tem de motivar colaboradores dentro de uma empresa. A sensação de pertencimento, quando trabalhada de uma forma efetiva, faz com que uma equipe se sinta parte de um objetivo maior, que ela acredite na missão, visão e valores da companhia que faz parte e almeje não apenas crescer, mas crescer junto dela.
Cultura organizacional compreende tudo que faz parte da rotina de uma empresa e é responsável por guiar o comportamento e a mentalidade de seus membros. São suas práticas, hábitos, princípios, crenças, sistemas e tudo aquilo que a empresa acredita e segue para alcançar seus objetivos: é a essência da empresa, expressada pela maneira como conduz seus negócios frente a seus clientes, fornecedores, parceiros e, claro, seus funcionários.
As ações de endomarketing, ou marketing institucional, são planejadas e conduzidas na Centrallimp para fortalecer a imagem da companhia, promover a motivação da equipe e, inclusive, reduzir os índices de turnover. Elas são desenvolvidas pelos Departamentos de Recursos Humanos e Marketing e estão diretamente relacionadas ao fortalecimento da cultura organizacional da nossa empresa.
A importância do investimento nessas ações gira em torno da influência dos colaboradores dentro e fora da empresa. São eles que conhecem todos os processos e são os mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca: Nossos colaboradores são os nossos maiores vendedores.
No último dia das mães, por exemplo, o pessoal propôs uma ação que envolveu uma boa parte da nossa equipe. Nossa ideia não era apenas homenagear as mães que trabalham na Centrallimp e sim, abrir espaço para que pudessem prestar uma singela homenagem.
As equipes de Marketing e Recursos Humanos criaram uma força tarefa para visitar algumas unidades da Centrallimp e colher depoimentos de colaboradores: O resultado foi surpreendente e emocionante.