No dia 27 de outubro de 2022, no Empório Guimarães em Londrina/PR, celebramos os 25 anos da Centrallimp Serviços em um grande evento com a participação de 100 convidados, entre eles clientes, parceiros e colaboradores.
Segundo Vera Ramos Antunes, presidente da Centrallimp, a gestão da empresa está “olhando para o futuro e com um olhar para tecnologia e inovação, esperamos um crescimento sustentável para os próximos 3 anos de 100%. Investimentos em treinamento de liderança e operacional serão o foco principal”.
Cleverson Vengrus, CEO da Centrallimp, deseja para os próximos anos “que as nossas estratégias atuais façam com que estejamos mais fortes em nosso setor de atuação. As pessoas serão prioridades diante de uma cultura bem sucedida de engajamento e coragem.
Nossas práticas de ESG – Environmental, Social and Governance nos tornarão uma empresa que busca formas de minimizar seus impactos ao meio ambiente, mostrando-se preocupada com as pessoas e com boas práticas administrativas. Num futuro breve implantaremos a cultura de Stakeholders para gerar e agregar valor de forma colaborativa”.
A seguir, destacamos marcos importantes dos 25 anos de sucesso da Centrallimp Serviços.
Há 25 anos, a Centrallimp terceiriza serviços e valoriza pessoas
Em 1997, a jovem Vera Ramos Antunes, percebeu que precisava inovar, fazer a diferença e construir um legado.
Motivada pela inovação e criatividade, sua paixão em buscar novos desafios a levou a empreender no ramo de limpeza e conservação, e com muito esforço, dedicação e ousadia, fundou a Centrallimp.
Formada em Educação Física, Vera sempre acreditou que o esporte nos ensina um pouco de empreendedorismo, pois, para ter sucesso nos negócios precisamos saber PERDER E GANHAR.
O caminho da Centrallimp, como de tantas empresas brasileiras, nunca foi fácil, mas sempre contou com muitas parcerias e pessoas de grande valor, e foram as pessoas o jato propulsor desta grande empresa.
Com o passar dos anos, a empresa se profissionalizou, adquiriu profissionais do mercado e conquistou a confiança de grandes clientes.
Para atender a uma demanda cada vez mais ávida por prestadores de serviços diferenciados e tecnicamente eficazes, além do serviço de limpeza e conservação, a Centrallimp passou a atender com soluções de alta qualidade e equipes preparadas para desempenhar papéis fundamentais nas empresas, ampliando seus serviços para outras necessidades como: Portaria, Recepção, Jardinagem, Controladoria de Acesso, Vigia e Apoio à Produção.
Uma empresa brasileira em transformação e crescimento
Hoje, a Centrallimp conta com aproximadamente 2.000 colaboradores, está presente em 9 estados brasileiros e atende clientes de diversos segmentos, como: indústria, varejo, condomínios, órgãos públicos, escolas, universidades, clínicas, hospitais e escritórios.
Com solidez e muita responsabilidade, dobrou de tamanho nos últimos dois anos. Foram inovações, tecnologias, conhecimento técnico, investimento e muito empenho de nossas equipes, uma combinação certeira de fatores que nos ajudaram a chegar neste número impressionante.
Os anos trouxeram a Centrallimp maturidade para se desenvolver se expandir e compreender a sua verdadeira essência: Levar saúde, segurança e conforto para trabalhadores de todo o Brasil.
Superação dos desafios da pandemia no mercado de facilities para healthcare
Em 2020, todos nós enfrentamos a crise sanitária devido ao Covid 19, e para a Centrallimp o desafio era manter nossos clientes e colaboradores em segurança.
Rapidamente tivemos que nos reinventar, cuidar das equipes fragilizadas e clientes inseguros. Criamos um comitê de gestão de crise e readequamos procedimentos e processos.
Contratamos profissionais especializados em saúde hospitalar para criar planos de ação e capacitar as equipes com manuais e procedimentos desenvolvidos especificamente para o combate ao vírus e a higienização preventiva dos ambientes.
Esta experiência nos trouxe, além do aprendizado e uma performance de alto desempenho, know how na área da saúde, conquistando a confiança de grandes hospitais e clínicas, que passaram a fazer parte de nosso portfólio.
Valorização das pessoas em primeiro lugar
“Há 25 anos terceirizando serviços e valorizando pessoas!” Nosso slogan não traz o tema da valorização de pessoas à toa.
Um de nossos maiores investimentos é no desenvolvimento do nosso quadro de colaboradores.
Possuímos um departamento de Recursos Humanos forte, altamente engajado no bem-estar de nossos times, focados em contratar corretamente, capacitar e apoiá-los no desempenho de suas funções de forma segura.
Para atender as novas demandas e novos segmentos, o RH teve que sair da sua zona de conforto.
Passou a se utilizar de tecnologia com sistemas robustos, deu prioridade a treinamentos focados na segurança do trabalho e capacitação técnica de acordo com o segmento e as novas tecnologias. Expandiu nossa cultura através de uma comunicação interna ativa e cativante, que atingisse a todos, independentemente de sua função ou cidade. Se aproximou das lideranças, fortalecendo-as e levando-os a se reconhecer como agente de transformação e inovação.
Com uma linguagem próxima e intimista, inseriu o feedback como parte da cultura, criou grupo de WhatsApp regionalizados para gerar mais proximidade e desenvolveu Jornal interno online com informações e novidades da empresa e do setor.
A comunicação passou a ser prioridade, pois tornou-se necessário levar nosso propósito para os colaboradores presentes em vários estados onde a Centrallimp atua.
Queremos nos posicionar em relação à sociedade e ao planeta de forma transparente e responsável.
Práticas de ESG
Ações que vão ao encontro das práticas de ESG estão sendo adotadas.
Meio Ambiente
Estamos investindo em produtos e equipamentos que estejam alinhados a questões ambientais e com a saúde de nossos colaboradores e clientes.
Os fornecedores são homologados e uma de nossas premissas são os certificados de boas praticas na produção de insumos Nossos treinamentos contemplam o uso racional de produtos e de recursos naturais.
Ações Sociais
A Centrallimp acredita que o comportamento ético e a solidariedade devem estar presentes em todas as relações praticadas com clientes, colaboradores, stakeholders e com a comunidade.
Desta forma, possui o selo de Empresa Amiga do Hospital do Câncer de Londrina. Com esta ação a empresa busca fortalecer seu envolvimento com a comunidade, contribuindo e apoiando campanhas de prevenção e tratamento da doença.
Passamos a apoiar, mensalmente, as famílias que participam dos projetos proporcionados pelo Clube das Mães Unidas, por meio da doação de absorventes a mais de 70 mulheres.
Acreditamos que esta ação pode transformar suas vidas, proporcionando acesso a este item básico de higiene.
Governança Corporativa
Pensando na qualidade da gestão e na longevidade dos negócios, estamos investindo na estruturação de nossa Governança Corporativa.
Com o apoio de uma consultoria especializada e com o envolvimento da alta liderança, já estamos percebendo mudanças significativas na forma de administrar a organização, principalmente melhorias no desempenho e no relacionamento com os stakeholders.
Nosso compromisso com a sociedade é continuar crescendo, gerando empregos, movimentando a economia e continuar a contribuir com a segurança e saúde de milhares de brasileiros.
Somos transformação, somos pessoas, somos Centrallimp
Agradecemos a todos os nossos colaboradores, parceiros e clientes por caminharem conosco e transformar nossa história em um SUCESSO.
Crescemos, evoluímos e transformamos serviços em saúde, oportunidades e bem-estar.